O trio sueco de Doom / Stooner é uma grata revelação de um gênero que tem como denominador comum “riffs sabathianos” e psicodelia, mas ainda assim não consegue exaurir as possibilidades musicais que o gênero acolhe sob as suas asas.
A banda OCKRA emergiu no início de 2018 em Gotemburgo na Suécia, vieram dos resquícios de uma banda de stoner doom.
Mas os rapazes tinham outros objetivos e entre eles expandir os limites musicais do stoner clássico e do doom metal.
O trio é composto por Jonas Nyström, Erik Björnlinger e Alex Spielhaupter, as influências do trio variam desde o metal até o folk, passando pela música americana e jazz.
Em março de 2020 lançaram um EP com quatro músicas, pela Argonauta Records, pouco antes do início do primeiro bloqueio da pandemia.
No segundo semestre de 2021, a banda se isolou criativamente em uma fazenda onde existe um estúdio e fica próximo a Hamburgo para gravar seu álbum de estreia “Gratitude”.
O ambiente tranquilo e inspirador influenciou sua música, que agora apresenta elementos de música folclórica. As letras do álbum foram escritas durante a pandemia e abordam temas pessoais e desafiadores, proporcionando um vislumbre de esperança mesmo diante da gravidade das situações vividas pelos membros da banda e seus entes queridos.
Agora convido você a entrar no fantástico ambiente de Gratitude, onde as suas sete faixas nos transportam para uma viagem fascinan
O disco abre com a instrumental “Introspection”, que faz jus ao nome e com seus quase dois minutos de duração carrega o ouvinte para “Weightless Again” com seus mais de oito minutos de puro suco de Stoner, psicodelia e doom. Sinceramente os caras não quiseram dar descanso pro ouvinte, já que meteram logo de cara um som de oito minutos cheio de variações.
Isso foi muito bom, já que a banda conseguiu na sequência criar uma atmosfera perfeita para a faixa “Tree I Planted”, com seu baixo inicial e uma sonoridade bem campestre.
Todas as músicas do disco são excelentes e me remetem a um novo gênero musical, uma trilha sonora para mergulhar na imensidão do vazio absoluto para na sequência aportar em terras fantásticas. Por isso não se deixe levar pelo rótulo de Doom e Stoner.
Ainda estou na dúvida se Doom e Stoner são classificações corretas para a viagem astral que esses suecos são capazes de proporcionar, mas com certeza eles estão além de qualquer subjetividade classificatória que qualquer um de nós seja capaz de criar.
1. Introspection
2. Weightless Again
3. Tree I Planted
4. Acceptance
5. We, Who Didn´t Know
6. Imorgon Här
7. Tage Wie Dieser
E-mail: [email protected]
Bandcamp: ockra.bandcamp.com/
Facebook: www.facebook.com/ockraband/
Instagram: www.instagram.com/ockraband/
A/C: Filipe Souza
Rua Jorge Batista Sampaio, 180
Bloco 4A - Apto: 401
Cidade Alegria
Resende/RJ
CEP: 27524-110
(21) 97260-4582
Vamos bater um papo sobre música, seja metal, death, thrash ou até rap. Não haverá limites. Abordaremos as culturas marginais satélites da música pesada: quadrinhos, filmes, séries, terror, ocultismo, jogos e literatura. Os anos 90 estarão em evidência em uma dança com o presente e na tentativa de se esquivar da humanidade.