E a Hellion Records já bateu o martelo e vai lançar agora no meio de abril aqui no Brasil um dos trabalhos mais criativos dos últimos anos: “The Dio Album” do Paul Gilbert, um tributo ao Ronnie James Dio.
Um cd excepcionalmente criativo, porque Paul Gilbert fez um disco totalmente instrumental, mas incluindo as linhas vocais do Dio tocadas na guitarra.
Aí é que mora a magia da coisa. É notório que na atualidade conseguimos contar nos dedos de uma mão só os vocalistas que conseguiriam cantar Dio de forma notável.
Esse trabalho não é nenhuma grande novidade, o guitarrista do Danger Danger, Andy Timmons, lançou em 2011 um disco chamado “Andy Timmons Band Plays Sgt. Pepper”, esse é um trabalho bem mediano e fica muito aquém do que Paul Gilbert fez. Mas o plano é o mesmo: tocar as músicas de um artista emulando seus vocais na guitarra. Paul Gilbert foi magistral nisso.
O CD “The Dio Album” conta com 12 faixas que englobam toda a carreira solo do Dio e seus trabalhos no Rainbow e Black Sabbath.
Eu tinha visto esse trabalho em fevereiro de 2023 quando Paul lançou no seu canal do Youtube a música “Holy Diver”. É impressionante! É de arrepiar! E é impossível você não cantar junto!
Paul recria os vocais de forma exemplar e as guitarras das músicas originais, que foram criadas pelos Mestres Iommi e Blackmore ficaram intocáveis, apenas ganhando a clareza das tecnologias atuais para produção musical.
Mas o destaque desse papo aqui ainda fica nos vocais de Ronnie James Ibanez. Muitas vezes eu precisei voltar um pouco a música para ver se era mesmo a guitarra e não a voz de Dio. Fiz muito isso em Holy Diver e Heaven and Hell.
A/C: Filipe Souza
Rua Jorge Batista Sampaio, 180
Bloco 4A - Apto: 401
Cidade Alegria
Resende/RJ
CEP: 27524-110
(21) 97260-4582
Vamos bater um papo sobre música, seja metal, death, thrash ou até rap. Não haverá limites. Abordaremos as culturas marginais satélites da música pesada: quadrinhos, filmes, séries, terror, ocultismo, jogos e literatura. Os anos 90 estarão em evidência em uma dança com o presente e na tentativa de se esquivar da humanidade.