Acho que o ano foi 1997 e meu pai saiu de Resende, no interior do Rio de Janeiro e foi até São Paulo, uma viagem de 2h, para comprar um computador na Fenasoft, uma feira de informática que era a sensação do país. Ele tinha planos de montar uma microempresa, outra novidade dos anos 90.
Enfim, a empresa não deu certo e o computador, que ficava na cozinha foi pro meu quarto, já que eu estava fazendo o segundo grau em técnico de informática. Essa foi a minha desculpa.
E para você ter uma ideia de como eram os anos 90, quando eu cheguei no colégio e disse que o computador ficava no meu quarto todo mundo me chamou de mentiroso, até que foram conferir! E virei assunto do colégio, já que na época era muito comum o computador ficar na sala, como a TV, pois era tratado como um equipamento de uso da família.
O que impressionou também alguns amigos é que a maioria dos computadores da época eram 486 e quando alguns amigos viram o desempenho de Doom e Duke Nuken no Pentium 166, os caras piraram!
O computador comprado foi um Pentium 166 que veio cheio de recursos e brindes, entre eles uma versão shareware do Rise of the Triad, que tem um nome diferente: Rise of the Triad: The Hunt Begins, pois não é a versão completa. A versão completa do jogo leva o nome de “Rise of the Triad: Dark War”.
O jogo foi criado pela desenvolvedora Apogee, que depois ficou conhecida como 3D Realms. É uma game de tiro e bazucada em primeira pessoa.
Essa versão, que foi distribuída como shareware, seguia o modelo Scott Miller, fundador da Apogee. Para o Rise of the Triad, Scott desenvolveu um episódio separado, onde o jogador poderia experimentar todas as armas e ter contato com diversos inimigos da versão completa. Scott Miller criou esse modelo de negócio que depois virou febre no mercado de games.
Quem não se lembra das revistas CD-ROM que vinham lotadas de sharewares de jogos?
Em Hunt Begins, o jogador tem disponível apenas um personagem, o Taradina Cassatt, um membro da Força –Tarefa das Nações Unidas de Alto Risco (HUNT).
O objetivo do jogo é se infiltrar na fortaleza que os seguidores de El Oscuro estabeleceram em uma pequena ilha no Golfo de Santa Catalina e encerrar suas operações.
Como o episódio shareware foi criado para mostrar os vários recursos do jogo completo, alguns dos inimigos e obstáculos encontrados em The HUNT Begins na verdade, só fazem sua primeira aparição nos episódios dois e três da Dark War, a versão completa do jogo . Dessa forma, a versão shareware permite experimentar uma parte substancial do arsenal do jogo, lista de inimigos, itens, armadilhas e outros obstáculos.
Depois de jogar mais de 20 vezes a versão demo do jogo, eu fiquei doido pra conseguir ele completo. Mas como conseguir isso em 1997 sem internet? Pelo menos eu não tinha internet em casa.
E foi através do boca a boca que descobri um cara que tinha o jogo. Ele era irmão de uma amiga minha do colégio, a Karen.
Não sabe o que é ARJ? Era uma forma que você tinha para compactar arquivos grandes em diversos disquetes. Um disquete tinha capacidade de apenas 1.44 MB e o ROOT tinha cerca de 29 MB. Então para eu instalar o jogo no meu PC eu precisaria de pouco mais de 20 disquetes.
E você acha moleza um garoto de 17 anos arrumar 20 disquetes fácil assim? Acontecia uma verdadeira operação escambo entre os amigos. Vários emprestavam disquetes bons com a promessa de ter o jogo também.
O grande problema do ARJ era que os disquetes precisavam estar em perfeitas condições, pois nesse caso dos 20 disquetes se o 19º apresentasse algum problema, você perdeu toda a descompactação do jogo. E teria que formatar os disquetes bons e repetir a operação de compactação novamente. E era muito comum dar erro depois de dez disquetes, mas muito comum mesmo!
Um mago louco com a sua fortaleza em uma ilha do pacífico ameaça a humanidade. Para acabar com seus planos maquiavélicos, uma força tarefa da ONU sob o codinome HUNT (High-risk United Nations Taskforce) foi enviada para essa ilha. Mas de repente, não mais do que de repente: Tudo deu errado na missão da HUNT. O barco que eles usavam para chegar até a ilha explodiu, o que alertou os inimigos da presença da equipe intrusa.
Nesse momento as balas e explosões comem soltas. E você tem uma única saída: entrar na fortaleza e enfrentar os inimigos.
Rise of the Triad é um jogo fantástico de tiro em primeira pessoa, ele é o sucessor do Wolfenstein 3D, mas com uma engine 3D um pouco melhorada.
O jogo oferece diversas armas, mas tudo começa com uma pistolinha, mas no decorrer da aventura você pode encontrar mais armas, como outra pistola e uma metralhadora MP40. Todas essas armas possuem munição ilimitada, ao contrário das bazucas e outras armas loucas. Durante o jogo você só pode carregar no seu KIT uma arma dessa por vez, ou seja, se você tem um lançador de míssil simples e viu uma bazuca mais forte, você vai trocar uma pela outra e não somar as duas armas ao seu arsenal.
Mortes horrendas, estúpidas e inimigos clamando por perdão, assim é o catálogo dos seus oponentes. Os inimigos do jogo possuem armas semelhantes às suas, tem personagem que lança uma rede em você e para se desvencilhar dessa armadilha é bom que você consiga uma faca, que geralmente está presa em estátuas.
Além dos inimigos humanos, o cenário do jogo está repleto de armadilhas e áreas de extremo perigo como colunas que se movem, bolas de fogo e bolas de pedras que rolam para te esmagar.
Além das armas convencionais, o jogo tem diversos itens de força bem esdrúxulos e nada convencionais, mas que podem ajudar você durante a sua missão.
Um deles é o modo Deus, onde você fica imortal por alguns segundos e lança bolas de luz que vão pulverizando os seus inimigos. Já o “Dog Mode” transforma você em um cãozinho e assim pode passar em lugares pequenos. O “Shrooms Mode” é um cogumelo e faz tudo brilhar com cores vivas como se você estivesse alucinado com LSD! É o mais chato. Odeio quando esbarro nele. Outro power-up bem chato é o “Modo Elástico”, você fica quicando nas paredes.
Os vilões do ROOT são ninguém menos do que os desenvolvedores vestidos e digitalizados. Um bom exemplo é a cadeira de Sebastian “Doyle” Krist ( segundo chefe do jogo), ele na verdade é o Level Designer Joe Siegler, que admitiu que quase grampeou as mãos algumas vezes durante as filmagens.
Vou te dizer uma coisa: o que mais me conquistou em Rise of the Triad foram justamente os east eggs. E vou listar alguns aqui:
O chapéu de feriado – Se você mudar o relógio do Windows para cinco datas específicas, a imagem do grupo da força tarefa que aparece no início do jogo se altera.
As datas são as seguintes:
Páscoa: Lorelei Ni usa orelhas de coelhinho da Páscoa;
Cinco de Maio (5 de maio) – Ian usa um sombrero;
Dia da Independência dos EUA (4 de julho) – Doug segura uma bandeira americana;
Halloween (31 de outubro) – Thi usa um chapéu de bruxa;
Natal (24 de dezembro) – Taradino usa um chapéu do Papai Noel, no dia 25 de dezembro, uma nova música toca no primeiro nível do jogo.
Modo Dopefish: Inicie o ROTT usando: “rott dopefish”
Ele o levará ao modo “Dopefish”, onde, em vez de obter o nome do nível na tela de carregamento, você receberá um comentário espertinho e uma câmera de morte Dopefish especial para quando você for atingido por mísseis inimigos. A parte inferior do arquivo de ajuda digital do ROTT também contém uma referência ao Dopefish.
Mensagem insolente: Se você reduzir o tamanho da tela, uma mensagem aparecerá. Ele diz: “Compre um 486 :)”
Mensagens de saída: Quando você sai do jogo, o jogo pergunta “Sim ou não?”
De várias maneiras. Isso em si não é especial, mas com cada pergunta você obtém um byte de som diferente. Aqui estão alguns exemplos:
Pressione Y para puxar o plugue (faz um bipe longo notório como se seu coração parasse)
Pressione Y para abrir o alçapão (som de alguém caindo e uma corda torcendo)
Pressione Y para liberar gás cianeto (som de líquido derramado e gás subindo)
Pressione Y para ativar a cadeira elétrica (estalo elétrico e chiado)
Pressione Y para dirigir seu carro fora do penhasco (carro derrapando e batendo)
Pressione Y para ativar a guilhotina (som de lâmina caindo e pancada de cabeça caindo em uma panela)
Pressione Y para sinalizar pelotão de fuzilamento (“Pronto, mire, atire!”)
Traduzindo para o português o nome do jogo ficaria: Ascensão da Tríade. Legal né?
Mas você já se perguntou o que é uma tríade? Tem um fator histórico bem interessante nisso e remonta a queda da dinastia Qing na China em 1911.
Os seguidores da rebelião Taiping se viram perdidos e sem um propósito com o fim da dinastia. E voltar para uma vida normal e seguir em frente depois de passar anos envolvidos com violência não era uma opção para eles. E alguns ex-rebeldes se reuniram em um culto, que mais tarde ficaria conhecido como Tríade.
Essa Tríade nada mais é do que a famosa máfia chinesa, esse termo é usado normalmente para designar grupos ligados ao crime organizado em Hong Kong. E o logotipo em formato triangular usado no jogo é uma versão estilizada do logotipo original da Tríade.
Usando uma engine bem modificada de Wolfenstein, pode-se dizer que Rise of the Triad supera jogos clássicos da época, como o Doom. Originalmente ROOT seria vendido com o título Wolfenstein 3D: Part II, por motivos burocráticos a detentora da engine, a empresa ID Software não deu andamento ao projeto, mas permitiu aos desenvolvedores a Apogee que comercializassem a engine Wolf 3D.
Quando você estiver jogando digite “dipstick” para ativar o modo trapaça. E entre depois com os seguintes códigos:
chojin – Modo Deus – Não morre;
toosad – Invencibilidade;
shootme – Invencibilidade para as balas;
burnme – Invencibilidade ao fogo;
goto – Selecione o nível do jogo para ir;
goobers – Reinicia o nível do jogo;
cartier – Mapa Completo;
huntpack – Armadura, chaves, Bazucas;
\ekg – Modo Ultraviolento;
woof – Modo Dog;
\fun – Modo Zoom;
boing – Modo Elástico;
whack – Ouch mode;
johnwoo – Duas pistolas;
plugem – Metralhadora MP40;
vanilla – Bazuca;
hottimes – Arma mísseis guiados por calor;
booze – Arma de mísseis bêbados;
bones – Arma de chamas;
firebomb – Arma de fogo;
seeya – Mata todos os inimigos;
flyboy – Modo voo;
ride – Visão da câmera do míssil;
cujo – Alterar a câmera do míssil;
split – Mìssil Dividido;
boing – Pule tudo
goarch – Pular para o nível final;
london – Fog on;
nodnol – Fog off;
sixtoys – Chaves, armadura, saúde
badtrip – Modo cogumelo mágico
speed – Auto run
lungdung – Máscara de Gas;
slacker – Todas as chaves;
Selecionei apenas algumas, se quiser saber mais visite: https://legacy.3drealms.com/cheat/rott.html
A/C: Filipe Souza
Rua Jorge Batista Sampaio, 180
Bloco 4A - Apto: 401
Cidade Alegria
Resende/RJ
CEP: 27524-110
(21) 97260-4582
Vamos bater um papo sobre música, seja metal, death, thrash ou até rap. Não haverá limites. Abordaremos as culturas marginais satélites da música pesada: quadrinhos, filmes, séries, terror, ocultismo, jogos e literatura. Os anos 90 estarão em evidência em uma dança com o presente e na tentativa de se esquivar da humanidade.